DESEC 1.0

Diretrizes Empresariais para a Valoração não Econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais (versão 1.0)
COMPARTILHE

Estas Diretrizes Empresariais para a Valoração não Econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais (DESEC) apresentam uma proposta para diagnóstico de serviços ecossistêmicos culturais (SEC) no território como apoio à tomada de decisão empresarial. O trabalho é resultado da atuação conjunta das iniciativas empresariais Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) e Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal) durante o ano de 2015, em parceria com empresas-membros, com o Projeto TEEB R-L e especialistas convidados. 

O que é?

As Diretrizes Empresariais para a valoração não econômica de Serviços Ecossistêmicos Culturais (DESEC) são uma proposta de método para diagnóstico de serviços ecossistêmicos culturais (SEC) no território como apoio à tomada de decisão empresarial. 

Para que serve?

As DESEC visam auxiliar para que o planejamento empresarial leve em consideração os benefícios que as partes interessadas locais obtêm dos ecossistemas. Desta forma, tende a contribuir para as relações com as comunidades, licença social para operar, redução de risco como de reputação e oportunidades de novos negócios.

Como funciona?

Propõem o uso de mapas participativos para levantamento dos elementos de SEC, além de sugerir ferramentas complementares para entendimento da intensidade do valor atribuído aos SEC pelas comunidades locais de interesse.

Acesso à publicação