Serviços Ecossistêmicos Culturais (SEC)

06/09/2016
COMPARTILHE

Conhecer os valores atribuídos pelas comunidades locais aos SEC é essencial para que o setor empresarial possa diagnosticar a interação destas comunidades com seus territórios para entender e gerenciar conflitos e benefício diretos e/ou indiretos dos negócios. Isso porque o bom relacionamento da empresa com seus públicos de interesse é cada vez mais determinante para a sobrevivência de seus negócios em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

Tendo em vista a dificuldade de acessar as diversas e importantes dimensões de valor tidas como intangíveis e incomensuráveis dos SEC para as comunidades locais, em 2015 a TeSE desenvolveu, em conjunto com a iniciativa IDLocal e com as empresas membro, diretrizes para a valoração não monetária dos SEC por meio da perspectiva dos atores locais, resultando nas Diretrizes Empresariais de valoração não econômica de serviços ecossistêmicos culturais (Desec).

Em 2016 as Desec foram aplicadas em um projeto piloto com a empresa de ingredientes bioativos Assessa, a Comunidade fornecedora de matéria prima da Praia da Baleia em Itapipoca-CE gerando o Caso empresarial e valoração não econômica de SEC.

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.